O Contributo das TICs na Escola Secundaria Herois Mocambicanos de Moatize
Tema:
O Contributo das TICs na escola secundaria heróis moçambicanos de Moatize.
António
Joaquim António
Introdução
Na
actualidade, o mundo evolui muito nos últimos anos, principalmente quando
falamos em transformações digitais, graças aos avanços das tecnologia de
informação e comunicação ( TICs ) se tornou um assunto de grande relevância.
Trata se de um sector que esta aquecido em Acessão e pode se dizer que é de
suma importância para as organizações, afinal é a traves dele que há a
possibilidades de obter inúmeras melhorias em seus processos e organização. As
TICs são na verdade todas as tecnologias de informação e comunicação que
impactua a produtividade corporativa. Na conceção de Hargreaves ( 2003) Vivemos
num tempo de insegurança , mudança acelerada , de rápidas evoluções
cientificas, diversidade cultural e de complexidade tecnológicas .A complexidade
da escola hoje tem tanto a ver com a complexidade do mundo actual. Portanto
espera se que as escolas se adapte4m e tenham sucessos nesta sociedade.
Neste
contexto surge a necessidade de aferir o
grau de implementação das TICs na escolas Secundarias Heróis Moçambicanos de
Moatize, que se localiza na província de tete, porque elas são chamadas
como ferramentas de gestão, que simplificam e facilitam a organização dentro e
fora da sala de aula, onde a mesma não e uma ilha isolada.
2. O impacto das
TICs na escola Secundaria Heróis Moçambicanos de Moatize.
A escola secundaria heróis Moçambicanas de Moatize com o avanço da técnico Ciência e no âmbito do cumprimento do plano curricular que começa a partir das 10ª classes até 12ª classes, onde as mesmas devem ser lecionadas, A direção da escola olhando a demanda e a falta do equipamento necessário para tornar fácil o cenário, optou em lecionar as classes finais de exames, duma forma teórica como primeira fase fazendo o uso e aproveitamento dos telefones com capacidade, duma forma teórica, e já na segunda fase fazer se uso do datacho que a escola possui neste momento, e uma única sala de aulas de informática, sem o equipamento, Outrora a escola teve este equipamento a partir duma doação dos parceiros que faltou a sua manutenção e acompanhamento, onde muitos docentes e não docente , alunos e a comunidades escolar se beneficiou, na formação básica das TICs. A escola possui dois professores bem formados nas áreas das Tics, com uma meta por atender 1897 estuantes da 12 ª classe sendo apenas do curso Nocturno e Diurno, com 6 computadores que carecem duma reparação para seu uso, e os docentes procuram fazer o máximo para evidar esforços para atender esta situação, como podemos ver e assistir que de facto existe uma vontade, um esforço enorme, para responder os desafios do momento sobre elas. As mesmas tiveram um impacto muito positivo a quando a existências da Covid-19, na lecionação das aulas. As TICs na escola trouxeram grandes mudanças, até hoje , como : A criação de grupos de watsap , que facilitam a comunicação entre turmas a própria escola na sua comunicação, nas informações a partilhar, nas cadernetas do formato electrónico para os professores no calculo das medias e outros serviços a instalação da internet free da escola a partir do parceiro movível a quando da sua instalação de uma antena no recinto escolar .A redução do tempo e custos, nisso já não se precisa de gastar as copias ou deslocar para se entregar as cadernetas , houve uma integração do ambiente corporativo, desenvolvimentos de processos de Aprendizagem dentro da sala de aula, que o aluno já pode dentro da sala de aula fazer pesquisa e ter um conhecimento e dar o seu contributo na aula. E também a escola recebeu um sistema electrónico de gestão de informação, para facilitar o cadastro e o banco de dados da escola.
Desafios da escola.
A
escola junto ao conselho da mesma, órgão que ajuda na planificação e na tomada
das decisões inerentes aos desafios para este ano na tentativa de atender as
TICs, a construção de mais um bloco de sala de aula, com apoio das
contribuições dos pais encarregados de educação. A contratação de mais três docentes formados na área das
Tics .A compra de 10 computadores para equipar a sala de informática e reparar
os 6 computadores em estado de avaria aceitável. A escola planificou 2
seminários de aperfeiçoamento por parte dos professores em relação as TICs em
alguns pacotes como do Excel, sendo a fundamental para o calculo das médias e
lançamento das notas no sistema para cada docente seja responsável das notas e
evitara a desconfiança.
Ultimas
considerações
Relativamente ao tema sobre o contributo das
TICs na escola secundaria Heróis
Moçambicanos, com o objectivo formulados neste trabalho, nota se um esforço
aceitável mesmo com tantas as dificuldades
em relação ao campo pratico das
TICs a escola tem implementado segundo as condições e há uma tendência positiva e encorajadora por parte dos
envolvidos no plano politico pedagógico .
A escola precisa de parceiros para tornar fácil esta implantação mas o clima é
ambicioso e encorajadora.
Votos de que a escola secundária Heróis Moçambicanos consiga obter os equipamentos que almeja e que o ensino de TICs seja uma realidade na escola.
ResponderEliminar