O Contributo das TICs na Escola Secundaria Herois Mocambicanos de Moatize

 

Tema: O Contributo das TICs na escola secundaria heróis moçambicanos de Moatize.

 

António Joaquim António

 

Introdução

Na actualidade, o mundo evolui muito nos últimos anos, principalmente quando falamos em transformações digitais, graças aos avanços das tecnologia de informação e comunicação ( TICs ) se tornou um assunto de grande relevância. Trata se de um sector que esta aquecido em Acessão e pode se dizer que é de suma importância para as organizações, afinal é a traves dele que há a possibilidades de obter inúmeras melhorias em seus processos e organização. As TICs são na verdade todas as tecnologias de informação e comunicação que impactua a produtividade corporativa. Na conceção de Hargreaves  ( 2003) Vivemos num tempo de insegurança , mudança acelerada , de rápidas evoluções cientificas, diversidade cultural e de complexidade tecnológicas .A complexidade da escola hoje tem tanto a ver com a complexidade do mundo actual. Portanto espera se que as escolas se adapte4m e tenham sucessos nesta sociedade.

Neste contexto surge a necessidade de aferir o grau de implementação das TICs na escolas Secundarias Heróis Moçambicanos de Moatize, que se localiza na província de tete, porque elas são chamadas como ferramentas de gestão, que simplificam e facilitam a organização dentro e fora da sala de aula, onde a mesma não e uma ilha isolada.

 

2. O impacto das TICs na escola Secundaria Heróis Moçambicanos de Moatize.

A escola secundaria heróis Moçambicanas de Moatize com o avanço da técnico Ciência e no âmbito do cumprimento do plano curricular que começa a partir das 10ª classes até 12ª classes, onde as mesmas devem ser lecionadas, A direção da escola olhando a demanda e a falta do equipamento necessário para tornar fácil o cenário, optou em lecionar as classes finais de exames, duma forma teórica como primeira fase fazendo o uso e aproveitamento dos telefones com capacidade, duma forma teórica, e já na segunda fase fazer se uso do datacho  que a escola possui neste momento, e uma única sala de aulas de informática, sem o equipamento, Outrora a escola teve este equipamento a partir duma doação dos parceiros que faltou  a sua manutenção e acompanhamento, onde muitos docentes e não docente , alunos e a comunidades  escolar se beneficiou, na formação básica das TICs. A escola possui dois professores bem formados nas áreas das Tics, com uma meta por atender 1897 estuantes da 12 ª classe sendo apenas do curso Nocturno e Diurno, com 6 computadores que carecem duma reparação para seu uso, e os docentes procuram fazer o máximo para evidar esforços para atender esta situação, como podemos ver e assistir que de facto existe uma vontade, um esforço enorme, para responder os desafios do momento sobre elas. As mesmas tiveram um impacto muito positivo a quando a existências da Covid-19, na lecionação das aulas. As TICs na escola trouxeram grandes mudanças, até hoje , como : A criação de grupos de watsap , que facilitam a comunicação entre turmas a própria escola na sua comunicação, nas informações a partilhar, nas cadernetas do formato electrónico para os professores no calculo das medias e outros serviços a instalação da internet free da escola a partir do parceiro movível a quando da sua instalação de uma antena no recinto escolar .A redução do tempo e custos, nisso já não se precisa de gastar as copias ou deslocar para se entregar as cadernetas , houve uma  integração do ambiente corporativo, desenvolvimentos de processos de Aprendizagem dentro da sala de aula, que o aluno já pode dentro da sala de aula fazer pesquisa e ter um conhecimento e dar o seu contributo na aula. E também a escola recebeu um sistema electrónico de gestão de informação, para facilitar o cadastro e o banco de dados da escola.

 

Desafios da escola.

A escola junto ao conselho da mesma, órgão que ajuda na planificação e na tomada das decisões inerentes aos desafios para este ano na tentativa de atender as TICs, a construção de mais um bloco de sala de aula, com apoio das contribuições dos pais encarregados de educação. A contratação de mais três docentes formados na área das Tics .A compra de 10 computadores para equipar a sala de informática e reparar os 6 computadores em estado de avaria aceitável. A escola planificou 2 seminários de aperfeiçoamento por parte dos professores em relação as TICs em alguns pacotes como do Excel, sendo a fundamental para o calculo das médias e lançamento das notas no sistema para cada docente seja responsável das notas e evitara a desconfiança.

Ultimas considerações

Relativamente ao tema sobre o contributo das TICs  na escola secundaria Heróis Moçambicanos, com o objectivo formulados neste trabalho, nota se um esforço aceitável mesmo com tantas as dificuldades  em  relação ao campo pratico das TICs a escola tem  implementado  segundo as condições e há uma tendência  positiva e encorajadora por parte dos envolvidos no plano politico  pedagógico . A escola precisa de parceiros para tornar fácil esta implantação mas o clima é ambicioso e encorajadora.

 

 


Comentários

  1. Votos de que a escola secundária Heróis Moçambicanos consiga obter os equipamentos que almeja e que o ensino de TICs seja uma realidade na escola.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário